Domingo, 22 de Agosto de 2004
Avião da TAP e da OMNI não estavam em rota de colisão
Garante o director do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes em Aeronaves
Avião da TAP e da OMNI não estavam em rota de colisão (22/08 | 11:06)

Se tivessem mantido a sua rota, o Airbus A310 da TAP e o aparelho operado pela OMNI que estiveram envolvidos no incidente de anteontem, próximo da base das Lajes, nos Açores, não iam colidir, garante o director do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes em Aeronaves (GPIAA), Anacleto Santos. "Os aparelhos estavam suficientemente perto para fazer accionar os sistemas de alarme. Havia um conflito de proximidade, mas não um conflito real. Mas perante o alarme, o piloto da TAP tinha que ter tomado a decisão que tomou", esclarece.


A verdade, continua o director do gabinete a quem compete coordenar e acompanhar as investigações, é que os dois aparelhos estavam separados por menos de mil pés de altitude (cerca de 300 metros), que é a distância de segurança mínima. "Porquê? É isto que precisamos de apurar", explica Anacleto Santos. Lateralmente, o Airbus A310 e o Beechcraft distavam cinco milhas de distância (cerca de nove quilómetros), sendo que o piloto da OMNI conseguia ver o aparelho da TAP.

"Se os dois aviões mantivessem a rota que estavam a seguir não colidiam. Mas estes sistemas de alarme estão sobretudo concebidos para situações de falta de visibilidade. E um piloto pode sempre fazer uma manobra que acabe por desencadear uma situação de risco. Por isso é necessário manter margens de prevenção", explica ainda.

Quanto às primeiras conclusões sobre o incidente que se saldou em 38 feridos ligeiros entre os passageiros que se seguiam a bordo do Airbus da transportadora aérea portuguesa, depois do piloto ter sido avisado pelo sistema de alerta de tráfego que teria de fazer uma descida rápida de dois mil metros, deverão ser conhecidas na próxima semana.

De acordo com Anacleto Santos, ainda se está a proceder à recolha de alguns dados fundamentais. Entretanto já foi ouvida a tripulação do Airbus A310 bem como o "cockpit voice recorder", que regista as comunicações entre pilotos e as que vêm do exterior. Falta descodificar e analisar os dados gravados nas chamadas "caixas negras" dos aviões. "Segunda-feira, o gabinete vai reunir-se e, perante o material coligido, é natural que já tenhamos uma ideia mais ou menos formada do que poderá ter acontecido", informa o director do GPIAA.

Para já, Anacleto Santos garante que "é completamente prematuro" dizer-se que se tratou de um erro humano, seja da parte da tripulação, seja dos controladores. Esta é apenas uma das vertentes sob investigação, mas outros dois factores poderão ter contribuído para o incidente: os procedimentos, que poderão ter sido cumpridos mas que podem estar desajustados e necessitem de ser corrigidos; ou ainda a nível material, no que diz respeito ao estado dos radares e sistemas de segurança dos aparelhos. "Normalmente, não é apenas um dos factores que está na origem dos acidentes. É um conjunto de situações que contribuem para que algo corra mal".

Para além de elementos do GPIAA, a comissão que está a investigar o incidente integra pessoal da Navegação Aérea de Portugal, da Força Aérea Portuguesa e dos gabinetes de segurança da TAP e da OMNI.


publico.pt



publicado por sys.systen às 11:58
link do post | comentar | favorito
|

2 comentários:
De Anónimo a 20 de Setembro de 2004 às 15:49
Olá
Fica um beijinho duma cagarra.
Alma de Poeta
(http://almadepoeta.blogspot.com)
(mailto:Mulher_Mariense@sapo.pt)


De Anónimo a 26 de Agosto de 2004 às 02:27
Obrigado pelo link ao meu blog. Até se quiser pode captar o logo, está lá o código. Já aprendi umas coisitas novas. AbraçoBlueyes40
(http://silvarosamaria.blogs.sapo.pt)
(mailto:rosasilva@vodafone.pt)


Comentar post

Informação
pesquisar
 
Maio 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


posts recentes

carlos moreira

Petição para libertar o s...

Terceiraçor Moto Club Pri...

Noiva de programador de j...

Violação de menor em Pont...

GMC Pad, o Carro-Casa do ...

Windows Vista Build 5308 ...

Virtualização: Microsoft ...

Internet Explorer: É grav...

Um novo systema operativ...

NASA exibira na quarta, a...

Casal termina relacioname...

arquivos

Maio 2007

Janeiro 2007

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Setembro 2004

Agosto 2004

Abril 2004

links
as minhas fotos
Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds