Terça-feira, 20 de Abril de 2004
Combatentes com monumento

2combatentes1.jpg



As comemorações do “Dia do Combatente” na ilha Terceira concentraram, este ano, as celebrações na freguesia da Terra Chã, em Angra do Heroísmo, com o descerramento de um monumento em memória dos militares que serviram e morreram durante a guerra do ultramar


Na Terra Chã


 Combatentes com memória descerrada


Humberta Augusto (texto)


As comemorações do “Dia do Combatente” na ilha Terceira concentraram, este ano, as celebrações na freguesia da Terra Chã, em Angra do Heroísmo, com o descerramento de um monumento em memória dos militares que serviram e morreram durante a guerra do ultramar. Organizado pelo Núcleo de Angra do Heroísmo da Liga dos Combatentes e pela Junta de Freguesia da Terra Chã, no passado Domingo procedeu-se ao descerramento de uma lápide em honra da cerca de meia centena de terceirenses que perderam a vida na guerra do ultramar (1961-1975). Na inauguração do monumento, Cota Moniz, o orador convidado, enfatizou o “louvável movimento, apoiado pelas autarquias, para fixar de forma indelével os nomes daqueles que um dia, há 30 ou 40 anos, a freguesia, pai, noivas, irmãos e amigos viram partir e já não puderam abraçar na chegada”. Desde as minas anti-pessoais ou anti-carro, passando pela “emboscada traiçoeira, a morteira ou os foguetes disparados sabe-se lá de onde e até mesmo as febres tropicais ou, tantas vezes, o acidente estúpido e inesperado”, conforme descreveu Cota Moniz, muitas e diferentes foram as formas de perecimento que vitimaram os terceirenses em tempos de guerra. “Esta efeméride ocorre em lugar e ano que devemos salientar, pois que o monumento simbólico que inauguramos se situa junto ao antigo Hospital Militar da Terceira, instalado no início dos anos quarenta mais tarde da Força Aérea, então ligado à Base Aérea n.4. Por ele passaram médicos ilustres(...). Por outro lado, será este ano possivelmente, o último em que ocorreu a incorporação obrigatória, passando-se ao sistema de voluntariado nas Forças Armadas”. Outro facto assinalado foi o recente anúncio do actual Governo da República de que “finalmente” surgiu a regulamentação necessária para que os ex-combatentes de África possam finalmente usufruir de alguma compensação material em sede de aposentação ou reforma que “peca por tardia”, considerou.


 A nova guerra  científica e cirúrgica


Longe das guerras de períodos passados, a reflexão sobre a novas formas de combate foram igualmente focadas: “em tempos de Paz tendemos a debater mais os orçamentos da Defesa do que a sua eficácia, sempre que o conflito surge sem solução à vista é para aquelas que nos viramos em busca da segurança possível”. “Se por vezes, a guerra no terceiro milénio surge na crueza da sua face científica, informatizada, cirúrgica, por vezes virtual na trama da contra-informação, continua e continuará a exigir que os seus participantes activos, os combatentes, tenham de se dotar das qualidades de sempre: coragem, audácia, lealdade, espírito de corpo, enfim, aquela espécie de febre lúcida ou adrenalina da sobrevivência que experimenta quem participa em combate real, a mesma que permitiu aos marinheiros de quinhentos, em caravelas pouco maiores que uma traineira, enfrentar os Adamastores do Atlântico e do Índico e mesmo do Pacífico”, disse Cota Moniz. O programa das comemorações do “Dia do Combatente” incluiu igualmente a celebração de uma missa na Igreja Paroquial da Terra Chã e um almoço regional de confraternização na casa do povo daquela freguesia.



publicado por sys.systen às 14:22
link do post | comentar | favorito
|

1 comentário:
De Anónimo a 21 de Abril de 2004 às 00:25
Bom trabalho. Parabéns.Blueyes40
(http://silvarosamaria.blogs.sapo.pt)
(mailto:rosasilva@vodafone.pt)


Comentar post

Informação
pesquisar
 
Maio 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


posts recentes

carlos moreira

Petição para libertar o s...

Terceiraçor Moto Club Pri...

Noiva de programador de j...

Violação de menor em Pont...

GMC Pad, o Carro-Casa do ...

Windows Vista Build 5308 ...

Virtualização: Microsoft ...

Internet Explorer: É grav...

Um novo systema operativ...

NASA exibira na quarta, a...

Casal termina relacioname...

arquivos

Maio 2007

Janeiro 2007

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Setembro 2004

Agosto 2004

Abril 2004

links
as minhas fotos
Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds